Síndrome de Lemierre
Lemierre’s Syndrome
Palavras-chave:
Síndrome de Lemierre, tromboflebite, embolia pulmonar, bacteriemia, tomografia computadorizada, terapia antimicrobiana endovenosaResumo
A síndrome de Lemierre é uma doença rara, que acomete principalmente adolescentes e adultos jovens. Foi inicialmente descrita em 1936 e é caracterizada por infecção supurativa peritonsilar, que em associação com a tromboflebite da veia jugular interna promove um quadro de bacteremia e embolia séptica, principalmente pulmonar.
Por ser uma doença potencialmente fatal, o diagnóstico precoce é fundamental para tratamento e prevenção do desfecho desfavorável. A tomografia computadorizada cervical com contraste, tem-se mostrado um excelente exame propedêutico complementar, já que define diagnóstico da síndrome e permite avaliação das suas complicações.
O tratamento é feito à base de terapia antimicrobiana endovenosa, com cobertura para anaeróbios, enquanto o uso de anticoagulantes ainda é controverso. A abordagem cirúrgica da veia jugular interna raramente é necessária e reservada para os casos refratários.
Este trabalho relata um caso de síndrome de Lemierre, além da revisão de literatura desta patologia, que apesar de rara, ainda é potencialmente fatal.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Científica do Iamspe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.