Análise da curva de aprendizado na prostatectomia robótica

Analysis of the learning curve in robotic prostatectomy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59752/rci.v13i2.200

Palavras-chave:

Próstata, Neoplasias da Próstata, Procedimentos Cirúrgicos Robóticos, Duração da Cirurgia, Curva de Aprendizado

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é doença maligna prevalente entre os homens e apresenta tendência a aumentar. Dentre as alternativas de tratamento, a prostatectomia radical por via robótica mostra-se como alternativa altamente eficiente. Esta depende de uma curva de experiência tempo-dependente. Objetivo: Avaliar a curva de aprendizado dos urologistas ao
longo de dois anos ao realizar prostatectomias auxiliadas por robô, com divisão das cirurgias em dois grupos: primeiras 89 cirurgias e últimas 88 cirurgias, comparando-os. Métodos: Foi definido o tempo operatório como desde a incisão da pele até o fechamento, bem como o tempo em que o cirurgião se coloca no console do robô até que ele saia. O tempo que compreende a colocação do robô pela equipe de enfermagem em campo cirúrgico (docking) foi avaliado separadamente. Enquadram-se no estudo 177 pacientes de um hospital privado de Curitiba, entre o período de março de 2020 e julho de 2022. A diminuição do tempo dos parâmetros supracitados é o desfecho primário. Resultados: A média de duração de cirurgia, tempo de docking e tempo de console da 2ª metade foi menor em relação ao da 1ª metade (respectivamente, 222 min vs 295 min, p < 0,001; 2 min vs 3 min, p < 0,001; 180 min vs 198 min, p < 0,001). Conclusões: A média da duração de cirurgia, docking e tempo de console diminuíram entre os dois grupos (1ª metade e 2ª metade) de acordo com o tempo de prática e realização de prostatectomias radicais robô-assistidas.

Publicado

2024-08-22