Avaliação do conhecimento oftalmológico em um programa de residência médica com provas em uma plataforma

Assessment of ophthalmological knowledge in a medical residency program with tests on a platform

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59752/rci.v12i4.169

Palavras-chave:

Educação Médica, internato e residência, oftalmologia, educação a distância

Resumo

Introdução: O ensino médico é um desafio enfrentado na supervisão dos Programas de Residência Médica. Atualmente, o papel e a relevância do aprendizado a distância, integrado com o ensino prático, têm levantado grandes discussões no meio acadêmico, por se tratar de uma metodologia para o acompanhamento individual dos residentes e uma combinação relevante em um período de treinamento intensivo. Objetivo: Analisar a retenção do conhecimento oftalmológico de um grupo de residentes, durante os três anos do Programa de Residência Médica em Oftalmologia, com provas em uma plataforma de ensino. Métodos: Estudo descritivo, retrospectivo, transversal e comparativo para a análise das notas, de sete residentes do Programa de Residência Médica em Oftalmologia do HSPE-Iamspe que entraram no programa no ano de 2020 e terminaram no ano de 2023. Foram aplicadas provas mensais, no formato de educação médica a distância, com questões oriundas de um banco de dados e comparada a média final da Prova Nacional de Oftalmologia, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Para as análises dos resultados foram empregadas análises de variância como média, mediana e desvio padrão, além dos testes de correlação de Pearson e Spearman. Resultados: A avaliação anual da retenção do conhecimento mostrou uma correlação positiva bem fraca no primeiro e segundo anos (r=0,15 e 0,08, respectivamente), e negativa bem fraca (r=-0,01) no terceiro ano. Entre o primeiro ano de residência e o segundo, a retenção do conhecimento evidenciou uma correlação positiva moderada (r=0,41), bem como durante os três anos do programa (r=0,46). Ao analisar cada aluno separadamente, os residentes 1, 2, 3, 4 e 6 obtiverem uma correlação positiva moderada na retenção do conhecimento (r=0,62, 0,58, 0,69, 0,60 e 0,58, respectivamente), enquanto o residente 5 apresentou uma correlação positiva fraca (r=0,27) e o residente 7 positiva forte (r=0,71). Não houve diferença estatística entre as médias individuais de cada aluno com sua nota final na Prova Nacional de Oftalmologia do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (p=0,111). Discussão: A literatura evidencia que a utilização de simulados periódicos mensais online como parte do processo de formação é uma ferramenta valiosa que permite diferenciar o conhecimento dos residentes em diferentes anos de residência médica. A detecção precoce dos distúrbios de aprendizagem permite os supervisores e preceptores dos programas de residência adotar medidas proativas para abordar desafios individuais de aprendizado, com a inclusão de apoio educacional personalizado, orientação adicional e adaptação do currículo de acordo com as necessidades identificadas de cada residente. Conclusão: Este estudo mostrou a eficácia da avaliação e do desenvolvimento dos residentes, além da detecção precoce de distúrbios no aprendizado, com a aplicação de provas por uma plataforma.

Publicado

2023-12-15

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