Epistemologia da psiquiatria: Uma reflexão sobre o conceito de doença mental
Epistemology of Psychiatry: A reflection on the concept of mental illness
Palavras-chave:
Psiquiatria, conhecimento da psiquiatria, sintomas psíquicos, transtornos mentais, transtornos mentais/diagnósticoResumo
A psiquiatria possui como objeto de estudo a doença mental e os “sintomas mentais”, porém a forma como estes são definidos oscila ao longo da história. Este trabalho visa discutir a epistemologia da psiquiatria através de alguns aspectos filosóficos e históricos trazendo a discussão ao paradigma vivido atualmente. A hegemonia de sistemas classificatórios como o DSM-V e a CID-11 criam uma visão limitada frente à heterogeneidade das síndromes psiquiátricas e ao seu desenvolvimento. Leva em conta somente o aspecto sintomatológico e não considera diferentes formas de formação desses sintomas. O modelo de estudo é uma revisão narrativa de estudos com o objetivo de levar a uma reflexão e conceituação de alguns conflitos existentes no paradigma psiquiátrico atual. A predominância dos modelos ditos ateóricos e o conflito com outras formas de se produzir conhecimento dentro da psiquiatria demandam uma ampliação da discussão da natureza híbrida dos sintomas psiquiátricos.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica do Iamspe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.