Angioplastia de artéria carótida interna direita associada à artéria hipoglóssica persistente ipsilateral
Right Internal carotid artery angioplasty associated with persistent ipsilateral hypoglossal artery
Palavras-chave:
Hipertensão, iabetes mellitus tipo 2, AVC isquêmico, hipoplasia, angioplastia, tomografia computadorizada, angiografia cerebralResumo
A circulação embrionária consiste em uma rede de anastomose rudimentares carótido-vertebrobasilar composta pelas artérias hipoglóssica, trigeminal, óptica e proatlantal, que regridem quando o embrião atinge cerca de 5-6mm. A persistência da artéria hipoglóssica primitiva é uma rara anomalia vascular geralmente assintomática. Entretanto pode estar associada a infarto multiterritorial. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de uma paciente de 75 anos, portadora de múltiplas comorbidades, evoluindo com episódios de síncopes recorrentes e eventos isquêmicos em território de circulação anterior e posterior, associados a estenose crítica de artéria carótida interna direita acompanhada da persistência da artéria hipoglóssica primitiva.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Científica do Iamspe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.